Focar é colocar
toda sua energia em uma área específica. No caso de um corretor de imóveis que deseja
atuar em um nicho específico, focar nele, é necessário empenho e estudo, tanto
nas suas potencialidades quanto nas particularidades daquele segmento.
Quando você
se especializa em um determinado público, tipo de imóvel ou bairro, você vai,
dia a após dia, tornando-se referência naquilo que está focando. Mas para “escolher”
qual nicho abraçar, é preciso fazer uma análise humilde e sincera sobre seus
pontos fortes e fracos, além de suas ambições profissionais.
Você pode,
por exemplo, ter facilidade em negociar com clientes de alto poder aquisitivo.
Isto é um ponto forte seu – explore-o. Porém pode não dominar características
de construção ou de decoração de interiores para dar ainda mais confiança e encantamento
durante a visitação. É um ponto fraco, precisa estudar mais se quiser especializar-se
neste nicho.
É
importante que você faça esta análise sobre si mesmo e não somente pela
rentabilidade de determinado nicho. Pois você pode ter mais retorno explorando
suas habilidades e reforçando elas, do que forçosamente tentar desenvolver
novas. Mas reitero: é preciso avaliar com sinceridade.
Seu foco
também pode ser em um determinado bairro ou região da cidade. Onde você vai
conhecer tudo sobre o lugar, além do plano diretor, futuro da região, economia,
características de tráfego, etc. Isto lhe habilitará a ser a referência tanto
para quem quer comprar como para quem quer vender por ali.
Ou também
focar por finalidade, dominando os imóveis comerciais da cidade ou de um bairro
– caso seja uma capital como São Paulo. Com isto você pode saber zonas
deficitárias de um determinado serviço ou comércio para ajudar seu cliente a
escolher o ponto a fundar sua empresa ou abrir filial, colaborar no estudo de
concorrência, etc.
Ainda pode
especializar-se em imóveis novos ou usados, pois, escolhendo focar em lançamentos,
planta ou novos (ainda no estoque), vai dominar financiamento, contatos com a
construtora, facilidades, documentação específica, etc. E com isto guiar o seu
cliente sem erros até a compra do imóvel.
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